Oswaldo Lirolla, Trajetória Profissional

Palestrante E-commerce e Marketing Digital, Oswaldo Lirolla, atua no setor de TI há mais de 30 anos.

Blog do Lirolla

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além de estudar, sou testemunha ocular da evolução do mercado de internet em nosso país.

 

Frequentemente, na década de 1990, ministrava Palestras sobre Tecnologia, Gestão Empresarial e Empreendedorismo, a convite de instituições como SEBRAE e Universidades.

 

A partir de 2008, com a especialização profissional, as Palestras passaram a ter como foco o Comércio Eletrônico e Marketing na Internet.

 

Entre diversos temas envolvendo o mundo do Comércio eletrônico, sempre procurei dar destaque sobre o comportamento dos consumidores online.

 

Da mesma forma, sempre passei uma nova visão ao empresário de como explorar de forma eficiente os recursos do universo Digital.

 

“Nos dias atuais, a forma como sua empresa se apresenta nos meios digitais, pode significar o sucesso ou o fracasso de seu negócio”, explica Oswaldo Lirolla. 

Década de 1990

Com 15 anos de idade, já “brincava” de desenvolver pequenos programas a frente de um TK-90 e uma televisão, nasce a paixão por tecnologia.

 

Com 17 anos, um dos mais jovens a trabalhar no Aeroporto Internacional de São Paulo, iniciava minha carreira de Técnico em Eletrônica.

 

Como atribuições, cuidava dos sistemas de segurança como filmadoras, centrais de gravação, anunciadores de voo, painéis eletrônicos, etc.

 

Aos 18, já lecionava para o curso técnico de eletrônica, disciplina de eletrônica básica, assim como, eletrônica digital.

 

Com 19 anos, abrindo mão da estabilidade, junto com  um amigo de escola e um ex-professor, abrimos uma empresa especializada em consertos de produtos eletroeletrônicos.

 

Com a tecnologia dos computadores pessoais “invadindo” as residências das pessoas, aos 20 anos deixei a sociedade para definitivamente entrar na área da informática.

 

Assim, fui trabalhar como Técnico em Informática na Itautec.

 

Na época, a Itautec era uma das empresas pioneiras em Micro Computadores Pessoais (PC).

 

Além das manutenções nos hardwares, participava de varias feiras e congressos para discutir as novidades tecnológicas na utilização dos computadores pessoais.

Década de 2000

A principio, com a formação eletrônica, o curso de Engenharia Elétrica estava a todo vapor.

 

Entretanto, aos 21, assumi o desafio de ser um dos pioneiros a implantar o curso  profissionalizante de técnico em Informática na região da grande São Paulo, Policursos.

 

Todavia, por questões burocráticas, para se dar sequencia ao projeto, migrei de Engenharia Elétrica para o curso universitário de processamento de dados.

 

Paralelo a implantação do curso de técnico em Informática, a título de observação, igualmente lecionava informática para todos os alunos, desde a pré-escola até o que na época se chamava “colegial’.

 

De acordo com estudos e observações sobre o comportamento dos alunos em sala de aula, posteriormente desenvolvia aplicativos para melhoria do ensino através da informatização escolar.

 

Simultaneamente ao projeto, aos 22 anos, em sociedade com outro ex-professor e grande amigo, abrimos uma empresa especializada em sistemas de automação industrial.

 

Os projetos eram desenvolvidos em linguagem Clipper, afinal, somente em 1993 o Windows começa a ser tecnicamente considerado como um Sistema operacional (Windows NT).

 

Além disso, ministrava treinamentos in-company para executivos de empresas de grande porte da grande São Paulo, como Aços Villares.

 

Com a finalidade de me dedicar e concluir o projeto do curso técnico em Informática, aos 23 anos, deixei minha parte na sociedade.

Ufa, temos Windows!

Mas, com o espírito empreendedor, aos 24 anos, fundei minha empresa individual, Datacom Soluções, atuante até os dias de hoje.

 

Além de Treinamentos e Palestras, sempre presentes em minha vida, desenvolvemos aplicativos para empresas parceiras na área de coletores de dados.

 

Nossos softwares alimentava catracas eletrônicas e cartões de ponto de fabricantes de hardware como Megatel, XPTO e Trigom, hoje chamada de TRIX.

 

Fomos pioneiros  na implantação de catracas de acesso, principalmente na cidade de salvador-BA.

 

Para desenvolver soluções em leitores, acompanhei toda a implantação e legislação da codificação dos códigos de barras no Brasil.

 

Fomos pioneiros em soluções de aplicativos para Plataforma For WINDOWS (Visual Basic).

 

Com a experiência adquirida, comecei a desenvolver projetos para sistemas de gestão empresarial (ERP).

 

Já nessa época, o tema mais procurado nas palestras em que ministrava junto ao SEBRAE e Universidades, se destacava: Gestão Empresarial e Automação Comercial.

 

Sou o mentor e desenvolvedor de um dos primeiros aplicativos comercial (for windows) para o pequeno empresário, chamado DATASHOP.

 

Com a chegada da telefonia celular, internet (discada), nascimento dos portais de acesso e conteúdo como UOL e IG, fixação de plataformas de mecanismo de buscas como Google e Yahoo, tomei a decisão no ano de 2007 em mudar a formatação da Datacom Soluções.

 

Já naquela época, acreditava que cada vez mais os computadores seriam eletrodomésticos e que pessoas não iriam querer mais máquinas, mas sim, conexão.

 

Assim, juntamos todo o conhecimento de Hardware e Desenvolvimento de Sistemas, buscamos através de profissionais renomeados da área de Designer e Publicidade e começamos a desenvolver soluções para WEB.

Década de 2010

Hoje, a Datacom Soluções é reconhecida no mercado como empresa especializada em SEO, E-commerce e Marketing Digital.

 

No ano de 2010, após assistir uma palestra para alunos de uma universidade, alguns diretores da Pagseguro, empresa adquirida pelo UOL em 2007, me procurou.

 

Eles queriam entender como eu fazia para vender solução pagseguro (focada apenas em venda on-line) para o pequeno empresário que não tem uma plataforma WEB, como dentistas, mecânicos, matérias para construção, etc.

 

Após apresentar o projeto da Datacom Soluções, chamado “cartão de crédito eletrônico”, fui convidado e participei inicialmente do projeto do leitor de cartão de crédito via celular da Pagseguro.

 

Através de Palestras ministradas e desenvolvendo Plataformas de conteúdo para entidade classista ligada ao comércio do varejo, fui desenvolvendo um profundo conhecimento do comportamento dos consumidores no mercado virtual.

 

Fiz vários estudos sobre as gerações consumidoras, principalmente a X e Y, servindo não só para montar estratégias para nossos clientes, como também para ser fonte de consulta para alguns veículos de comunicação.

 

Assim, criamos uma ferramenta de MARKETING PLACE com foco no pequeno e micro empreendedor.

 

O principal objetivo era, com baixo custo, dar a oportunidade a todos comerciantes e prestadores de serviço ter um ponto de venda eletrônico.

 

Com Suporte e Palestras, as MEI e Micro Empresas puderam entender e desfrutar dos benefícios desse universo de vendas on-line.

 

O primeiro protótipo foi lançado no ano de 2012,  com apoio do SEBRAE e SINCOMERCIO.

 

Em 2014, com o avanço das redes de Internet, montamos uma estrutura 100% online.

 

Nosso Clould Server é independente e se utilizando de tecnologia PABX IP, temos toda uma equipe “plugada” e trabalhando Home-Office.

Hoje, sou intensamente atuante e desenvolvedor de Projetos Web, Consultor E-commerce, Especialista em Técnicas SEO e Estrategista em Campanhas Publicitárias WEB como GOOGLE Ads.
oswaldo-lirolla-auditor-ecommerce-marketing-digital
Oswaldo Lirolla
CEO Datacom Soluções

Onde estou morando?

Nasci na cidade de Mogi das Cruzes, Grande São Paulo.

 

Hoje, estou residindo na cidade de Caraguatatuba, litoral norte do estado de São Paulo.

 

Trabalho home-office, me conectando aos servidores da Datacom Soluções, que tem todo seu parte tecnológico situado no bairro do Itaim Bibi, Zona Sul da cidade de São Paulo.

 

 

ALGUNS SERVIÇOS

Auditoria Digital

A auditoria E-commerce e Marketing Digital é destinada a Empresários e Micro-empresários que já tem um site ou se utiliza de uma plataforma de comercio eletrônico, entretanto não está conseguindo obter os resultados desejados.

Palestra E-commerce

O Comércio Eletrônico deixou de ser uma tendência, definitivamente hoje é uma realidade, e, cada vez mais, o empresário está entendendo que para vender seus produtos ou serviços pela internet, se exige investimento e conhecimento.

Palestra Mkt Digital

O mais difícil não é ter um Site/Loja Virtual, mas, certamente, o mais difícil é ser conhecido na Internet.

 

Para criar uma reputação online, não existem truques e nem milagres, mas sim, conhecimento e muito esforço.

Posso Ajudar?

oswaldo_lirolla_palestrante_consultor_ecommerce_marketing_digital_midias_sociais
Compartilhar