O Dilema do Açougueiro narra a história de José, que trabalhou por uma década em um movimentado açougue tradicional do bairro. Ele iniciou como balconista e permaneceu nessa posição ao longo dos anos. Um dia, José decide questionar o proprietário, Antônio: “Senhor Antônio! Há alguma queixa sobre o meu trabalho?”
Antônio responde displicentemente: “Não, porque sempre trabalhou corretamente, a menos que houvesse uma emergência. Gostaria de saber por que o Paulinho, que entrou há um ano, se tornou gerente?”
Nesse momento, Antônio pede para José verificar a disponibilidade de picanha no frigorífico, que era o fornecedor habitual. Depois de vinte minutos, José retorna com a resposta negativa: o frigorífico não tinha picanha. Antônio então pede para chamar Paulinho e repete o pedido. Paulinho pergunta a quantidade e a data de entrega, e em apenas dez minutos retorna com a resposta: “Se fosse para hoje, não teríamos, mas para amanhã não há problemas. Já encomendei os 50 quilos, verifiquei outras faltas e amanhã será entregue tudo junto. Só precisamos do endereço do cliente para a entrega ou se ele virá buscá-lo aqui.”
Antônio responde: “Tudo bem”, e se volta para José, perguntando o que ele veio fazer com essa história da encomenda. José, ofendido com a falta de atenção, responde: “Não se preocupe, só vim pedir demissão.”
A moral do “Dilema do Açougueiro” é clara: Antônio perdeu um excelente balconista e José perdeu um bom emprego. Mas, afinal, como você agiria?
Essa breve história ilustra a importância da competência profissional. Todos nós somos capazes, desde que estejamos atentos ao que nos cerca e às nossas responsabilidades em relação ao nosso desenvolvimento profissional. Todos desejamos avançar para posições mais elevadas, mas é fundamental nos prepararmos adequadamente para isso.
Que possamos refletir sobre essa história e nos motivar a buscar constantemente aprimoramento e competência em nossas carreiras. Afinal, a chave para o sucesso está em nossas mãos. Boa sorte!
#DesenvolvimentoProfissional #CompetênciaProfissional #Reflexão #CrescimentoProfissional #Motivação #SucessoProfissional #Responsabilidade #Preparação #Carreira #Oportunidades