GATILHOS MENTAIS – Como Persuadir o Consumidor a Tomar Decisões

Como sempre gosto de enfatizar, a forma com que você se comunica com seu cliente através dos meios eletrônicos, como o seu site, loja virtual, landing page, redes sociais, etc, com certeza irá determinar o sucesso de seu negócio online.

lembre-se:

Por isso, é preciso planejar, pensar muito antes de cadastrar produtos, inserir textos no seu site e não perder o foco sobre quem é seu público-alvo, para quem estou estou escrevendo.

Hoje, vou me mostrar algumas técnicas que grandes agências se utiliza para persuadir o consumidor a ter tomadas de decisões favoráveis aos produto de seus clientes.

GATILHOS MENTAIS.

São estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão.

GATILHO DA

O tempo é algo de mais precioso que temos na vida, quando nascemos, uma ampulheta é virada, nosso tempo fica cada vez mais escasso, até que partimos.

Esse gatilho da urgência está intimamente ligado ao fator tempo, por isso, muitas vezes, nos sentimos pressionados a tomar uma decisão, tipo, “é  agora ou nunca”.

Sites de vendas coletivas se utilizam muito desse recurso, onde lhe é oferecido uma oferta incrível, mas estipula um tempo para se encerrar essa oferta.

Aquele cronômetro girando em ordem decrescente, vai te gerando uma angústia, e quanto mais próximo de zerar, maior nossa sensação de perda eminente.

Por isso sites de leilões também estão fazendo muito sucesso na Internet.

Mas temos que ser fiéis a nossa proposta de oferta, por exemplo, a proposta da Black Friday é incrível, o conceito de que tenho APENAS 24 para realizar o sonho de consumo por uma valor totalmente acessível, vai nos gerando ansiedade, sites sobrecarregam seus sistemas, lojas com filas enormes poucas horas antes de abrirem, às vezes dias.

E se ainda não decidi, vai chegando 23h45 e, “tem que ser agora, vou parcelar e depois vejo, é agora ou nunca”.

Pena que “avacalharam” né, agora você já sabe que se passar as 24 horas, terá prorrogação, ou pior, nem precisa esperar, já tem os “esquentas”,  a semana e já vi até mês do Black friday.

Esse exemplo é bom para você refletir sobre a forma com que tem feito suas ofertas e promoção.

“ promoção por tempo indeterminado, não é promoção, é preço”.

 

Não abra exceções, seja fiel a sua proposta, e se alguém perdeu, da próxima não irá “vacilar”.

GATILHO DA

O sentimento de perda é em média duas vezes mais poderoso que o sentimento de ganho.

Daí vem a frase: ”perder para valorizar”.

Não é atoa que a sofrência está em alta !

As pessoas tendem a valorizar o que é raro ou o que é escasso.

Por isso é muito comum vermos ofertas do tipo:

Restam apenas 10 vagas.

Peça única.

O que você acha dessa dialogo:

“Tudo bem Lú, estou te ligando porque chegou uma coleção nova aqui na loja, e tem uma blusinha que é a sua cara, mas só tem ela, é peça única, e a sua amiga, a Fer, vai vir no final do dia ver as novidades, você não quer passar aqui na hora do almoço e ver se te interessa essa peça, só tenho ela, não virá mais desse modelo”.

Será que a Lú vai ou não vai?

GATILHO DA

Os símbolos causam grande impacto em nossa mente, por isso jalecos, fardas,etc, nos fazem parar e refletir.

Por exemplo: uma pessoa comum passa pelo corredor de espera de um hospital lotado vestindo calça jeans e camiseta.

Provavelmente não será notado, mas, se quando ele voltar, estiver com um estetoscópio em volta do pescoço, provavelmente alguém dirá: “bom dia Doutor”,  mesmo que seja apenas um técnico que faz aferições em equipamentos hospitalares.

Em uma propaganda de creme dental, sempre usam alguém vestindo um jaleco e diz: “eu recomendo”, mesmo que essa pessoa de jaleco seja apenas uma ator, isso fará toda a diferença para seu cérebro tomar uma decisão.

Olha os “influenciadores digitais” ganhando muito dinheiro.

Se exponha, não perca a chance de dar uma entrevista, mostre para seu público que você domina o que se propõe a vender.

Em programas de esportivos ligados ao futebol, onde em sua maioria a audiência é masculina, sempre uma mulher, muito bonita e atraente, faz propagandas sobre clínica de urologista. Em seguida, alguém vestido de médico diz ter desenvolvido uma técnica revolucionária contra o problema de impotência sexual, e vai mais longe, diz que estudos científicos mostram que os métodos preventivos, aos quais sua clínica utiliza a mais de 10 anos em seus pacientes, demonstrar uma eficácia de 99% contra possíveis distúrbios.  Ai vem a mulher e diz “ligue agora mesmo, estamos te esperando”.

GATILHO DA

Para aquelas pessoas que nos agregam de certa forma algum valor, temos a tendência natural de retribuir.

“gentileza gera gentileza”.

Esse é um dos princípios básicos do marketing de relacionamento.

Mas tem que ser tudo verdadeiro e natural, a pessoa tem que sentir que é de coração!

Ajude sem pedir nada em troca.

Gere sempre conteúdo de qualidade para seu cliente, algo que realmente agregue algum benefício a ele, por exemplo:

independente se ela vai ou não no final clicar no botão comprar seu kit de maquiagem, ensina tudo sobre o tema, de dicas, exemplos, truques, etc.

Outro exemplo do dia a dia, quantas pessoas só compra gás de um determinado lugar , por causa do pote de plastico que ele sempre manda de brinde.

GATILHO DA

Os símbolos causam grande impacto em nossa mente, por isso jalecos, fardas,etc, nos fazem parar e refletir.

Por exemplo: uma pessoa comum passa pelo corredor de espera de um hospital lotado vestindo calça jeans e camiseta.

Provavelmente não será notado, mas, se quando ele voltar, estiver com um estetoscópio em volta do pescoço, provavelmente alguém dirá: “bom dia Doutor”,  mesmo que seja apenas um técnico que faz aferições em equipamentos hospitalares.

Em uma propaganda de creme dental, sempre usam alguém vestindo um jaleco diz: “eu recomendo”, mesmo que essa pessoa de jaleco seja apenas uma ator, isso fará toda a diferença para seu cérebro tomar uma decisão.

Olha os “influenciadores digitais” ganhando muito dinheiro.

Se exponha, não perca a chance de dar uma entrevista, mostre para seu público que você domina o que se propõe a vender.

Em programas de esportivos ligados ao futebol, onde em sua maioria a audiência é masculina, sempre uma mulher, muito bonita e atraente, fa propagandas sobre clínica urologista. Em seguida, alguém vestido de médico diz ter desenvolvido uma técnica revolucionária contra o problema de impotência sexual, e vai mais longe, diz que estudos científicos mostram que os métodos preventivos, aos quais sua clínica utiliza a mais de 10 anos em seus pacientes, demonstrar uma eficácia de 99% contra possíveis distúrbios.  Ai vou a mulher e diz ligue agora mesmo, estamos te esperando.

GATILHO DO

Nossa mente sempre procura respostas racionais.

Por isso, explicar os porquês é muito importante.

“ Não são as respostas que movimentam o mundo, são as perguntas”.

Polishop usa muito isso em seus comerciais, reparem que geralmente no meio da propaganda, ela diz que “aquele tal produto mega, ultra blaster tem um parafuso dourado, sim, um parafuso dourado que nenhuma outra têm, aliás aqui já temos outro gatilho, o da especificação, e porquê esse parafuso dourado acoplado na “rebimboca da parafuseta”, sua batata fica crocante e sequinha.

um outro exemplo: Você deve usar esse produto porque em sua fórmula existe o componente “XPTOYZ2” que além de proporcionar sensação de bem estar, vai lhe ajudar emagrecer progressivamente.

GATILHO DA

Esse gatilho mental vemos muitos em cinemas, quando antes de começar um filme, já é disparado um gatilho com trailers de outros.

Ele é muito poderoso pois mexe com as nossas expectativas de futuro.

Talvez porque o futuro é incerto, quando apresentamos algo ligado a ele para pessoas ativas, ele ativa a parte do cérebro ligada à felicidade.

Por isso empresas investem em cenários favoráveis, produzindo pré-lançamento de produtos.

O terreno ainda é só mato, mas você compra aquele lindo apartamento com piscina, academia, playground, crianças felizes e segurança total para toda sua família, não é?

Tem lançamento de novos produtos, faça peças publicitárias falando sobre o que está por vir.

Para seu negócio online decolar, não basta ter a disposição uma ferramenta chamada de site ou loja virtual, é preciso conhecer e saber utilizá las da melhor forma.

Se esse assunto lhe interessou, deixe seu comentário, quem sabe podemos fazer um novo compilado com mais formas de usar gatilhos mentais.

se isso foi importante para você, dê um curtir e se inscreva no canal do Youtube para receber notificação sempre que tiver novidades.

E se você acha que isso pode ajudar alguém, compartilhe!

Assista o vídeo completo