Marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo relevante para um público-alvo.
As redes sociais, sem dúvida, são uma grande ferramenta para divulgação, mas, e o conteúdo?
Vou listar aqui alguns pontos relevantes para podermos executar um Marketing de Conteúdo eficiente.
O primeiro passo é ter um objetivo claro e bem definido.
Saber o que realmente quer ao final do processo, é essencial para montar a estratégia, sim, antes de se pensar em fazer ilustração de imagens, etc, é preciso definir uma estratégia, pensar quais ferramentas irei utilizar, em quais plataformas irei divulgar, enfim, definir qual o caminho que vai me levar nós levar ao objetivo final.
Aqui cabe uma pergunta. Sua empresa está preparada para quando o objetivo for atingido?
É nesse instante que seu projeto pode “implodir”, por exemplo, uso toda a rede social divulgando um conteúdo de qualidade, chamando as pessoas para conhecer ou comprar um determinado produto através do meu endereço eletrônico “www”, e, seu site “não corresponde com as expectativas”, lento, difícil acessibilidade, conteúdo pobre, dificuldade na interação, etc.
As redes sociais, Google, não fazem venda para vocês, apenas levam as pessoas até seu estabelecimento comercial, daí pra frente é com você.
Ou seja, o que vejo no meu dia a dia, são pessoas convidando para irem a sua casa, porém, sua casa está uma “bagunça”.
Por isso, antes de iniciar qualquer campanha, arrume sua casa, organize, se preocupe com os detalhes do seu ambiente, faça com que seu cliente tenha uma experiência incrível ao visitar seu estabelecimento, seja virtual ou físico.
Invista em tecnologia, hospedagem profissional, site profissional, responsivo, SEO, etc.
No final, quem vai concluir o processo, é sua plataforma, não a plataforma de terceiros.
O que adianta você ter 10 mil seguidores no seu Facebook se ao colocar seu conteúdo ele faz chegar para apenas alguns deles?. Para chegar à maioria dos meus seguidores sempre tenho que pagar (patrocinado) e mesmo assim, tenho que confiar que essas plataformas realmente entregam meu conteúdo para o perfil de pessoas que eu definir, que me interessa.
Alguma vez vocês receberam um relatório, após campanha em redes sociais, constando quem são as pessoas que viram meu conteúdo, seus nomes, telefone, email, localização, etc?
Enfim, use essas plataformas para trazer as pessoas até o seu estabelecimento, e ali, aí sim, esteja preparado, monte estratégias para captar e armazenar informações que possam lhe proporcionar uma interação com seu cliente.
Criando um bom Marketing de Conteúdo, elaborando estratégias e instalando ferramentas adequadas, é possível obter todas essas informações através do seu site, blog ou loja virtual.
Mais dicas Marketing de Conteúdo
Procure adaptar seu conteúdo às diversas mídias, por exemplo, grave um vídeo para o canal do Youtube e outro para o IGTV, com o mesmo conteúdo mas com formatos diferentes. O mesmo cabe reference as imagens dos posts.
Antecipe possíveis questões que possam ser geradas pelo seu público, preparado seus colaboradores e seus canais de comunicação.
Por fim, acompanhe e analise as métricas geradas em seu projeto de Marketing de Conteúdo.
Essas foram algumas dicas, espero ter agregado algum valor aos seus projetos.
Dica: Leia também “Gatilhos Mentais”, clicando aqui.
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