Como funciona o Registro de Domínio na Internet? Posso registrar eu mesmo?
Em primeiro lugar, é bom entender que para cada site criado na Internet é vinculado a ele uma sequência grande de números.
Esses números são únicos para cada site existente, portanto, é impossível ter duas sequencias iguais desses números.
Agora imaginem o caos para acessar uma determinada página na internet se ao invés de um nome, tivéssemos que escrever uma dessas sequencias de numero ?
Assim, foi criado o DOMÍNIO, que nada mais é do que um nome vinculado a essa sequencia de números.
Da mesma forma que não existem duas sequencias iguais de números, também é impossível ter dois nomes iguais (endereço) na Internet.
Cada país tem um órgão que regulamenta esses nomes de Domínios, no Brasil, esse órgão chama-se FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e para acessar basta digitar em seu navegador o seguinte endereço: www.registro.br.
O proprietário desse nome na Internet (Dom¡nio) pode ser qualquer pessoa F¡sica ou Jurídica que possua um contato em território nacional.
Qualquer domínio com extensão .BR (significa Brasil) precisa ser registrado nesse órgão para poder ser encontrado na Internet.
Para fazer o registro, o primeiro passo e fazer o cadastro (sem custos) da pessoa que ira administrar o CNPJ ou CPF que será detentor desse Domínio na Internet.
1 – Acesso o site registro.BR e clique em cadastre-se.
2 – Preencha os dados do formulário.
3 – Ao clicar em ENTRAR, você receberá um email de confirmação e seu ID (identificador) de acesso.
De posse desse ID, sempre que precisar registrar ou verificar a situação de qualquer domínio, entre no site registro.BR e se identifique:
Clique em: Novo Dom¡nio
Agora você precisa preencher o Formulário:
Depois disso, clique em REGISTRAR e consequentemente será enviado um e-mail para sua confirmação.
Logo depois, acesse a conta de seu e-mail, abre a notificação do REGISTRO.BR e confirme.
Enfim, seu nome de Domínio já está seguro na Internet.
Se a intenção é só proteger a marca, pague a fatura de “anuidade” do registro.BR, que foi enviada ao seu e-mail e após confirmação bancária de pagamento, já estará tudo pronto.
USANDO O DOMÍNIO
Para utilizar o domínio, você precisa contratar uma empresa de Hospedagem de Site.
Essas empresas hospedeiras têm seus computadores ligados 24 horas por dia em sincronismo com a FAPESP.
O serviço do hospedeiro é praticamente uma locação de um espaço f¡sico em seu disco r¡gido, para serem copiadas as páginas web de seu site e gerenciar suas contas de email @seudominio.com.br.
A Datacom Soluções oferece esse serviço, para maiores informações, acesse:
Ao contratar a empresa hospedeira, “NÃO” passe a ela seu ID e senha, mas sim, solicite a ela que lhe passe o ID dela, entre em sua conta no registro.BR, selecione o domínio e troque somente o ID TECNICO, substituindo o seu pelo da empresa contratada.
De posse dessas informações, a empresa hospedeira conseguirá fazer os ajustes necessários para que o registro.BR faça os apontamentos do domínio para os servidores da empresa contratada.
DICA 1: Faça o Registro de domínio de sua marca, independente se você irá fazer ou não um SITE ou LOJA VIRTUAL nesse instante. PROTEJA SUA MARCA
DICA 2: Registre nomes parecidos, imaginando eventuais erros de digitação ou concorrentes querendo se apropriar de nomes de outras empresas. O custo de cada domínio, hoje, é de uma anuidade de R$ 40,00 (quarenta reais).
Por exemplo: www.lirolla.com.br e www.lirola.com.br , ambos levam ao mesmo portal.
“O NOME DE DOMÍNIO É ÚNICO E O PROPRIETÁRIO DO NOME É QUEM REGISTRAR PRIMEIRO”
Fonte: Oswaldo Lirolla